Results for 'Marcelo Moraes E. Silva'

993 found
Order:
  1.  15
    The philosophy of sport in Brazil: in search of the construction of a field of research.Marcelo Moraes E. Silva & Evelise Amgarten Quitzau - 2024 - Journal of the Philosophy of Sport 51 (1):54-72.
    The field of Philosophy of Sport has been developing in Anglo-Saxon scholarship since the 1960s and since then has achieved considerable consolidation. However, this is a progressing field in Latin American countries like Brazil. This paper aims to analyse the trajectory of the Philosophy of Sport in Brazil, presenting an overview of its development since the 1980s and some prospects that have been generated since the turn of the century. In conclusion, the article points out that the field of Philosophy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Legitimidade da Justiça Constitucional: Democracia, Tribunal Constitucional e Corrente Contramajoritária.Thaminne Nathalia Cabral Moraes E. Silva & Francisco Ivo Dantas Cavalcanti - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):73.
    O presente artigo possui como tema a análise da separação dos poderes e a regra da democracia, além da possibilidade do Tribunal Constitucional ser composto por indivíduos nomeados pelo Presidente da República, não cumprindo a regra democrática, e fazer o controle de constitucionalidade das leis, criadas através de um processo democrático. Serão respondidos: a separação dos poderes obedece à regra democrática? Quando o Poder Legislativo deixa de cumprir sua função típica de legislar, abre a oportunidade para o Supremo Tribunal Federal, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    [RESENHA] RODRIGUES, A. C. O. Filosofia do desapego: A Áskesis de desapropriação epictetiana à luz da Kátharsis do Fédon de Platão. Porto Alegre: Editora fi, 2017. [REVIEW]Carlos Enéas Moraes Lins E. Silva - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
    Este precioso livro surge a partir da publicação da tese de doutorado do Antonio Carlos de Oliveira Rodrigues (ou Tarquínio para os mais próximos) realizada em 2015 pela PUC/SP.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Psicanálise e cidadania: uma intervenção do praticante de psicanálise no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e outras questões.Marcelo Luis Horta Silva Mariano - 2011 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
  5.  13
    Comparison Between Conventional Intervention and Non-immersive Virtual Reality in the Rehabilitation of Individuals in an Inpatient Unit for the Treatment of COVID-19: A Study Protocol for a Randomized Controlled Crossover Trial.Talita Dias da Silva, Patricia Mattos de Oliveira, Josiane Borges Dionizio, Andreia Paiva de Santana, Shayan Bahadori, Eduardo Dati Dias, Cinthia Mucci Ribeiro, Renata de Andrade Gomes, Marcelo Ferreira, Celso Ferreira, Íbis Ariana Peña de Moraes, Deise Mara Mota Silva, Viviani Barnabé, Luciano Vieira de Araújo, Heloísa Baccaro Rossetti Santana & Carlos Bandeira de Mello Monteiro - 2021 - Frontiers in Psychology 12:622618.
    Background: The new human coronavirus that leads to COVID-19 has spread rapidly around the world and has a high degree of lethality. In more severe cases, patients remain hospitalized for several days under treatment of the health team. Thus, it is important to develop and use technologies with the aim to strengthen conventional therapy by encouraging movement, physical activity, and improving cardiorespiratory fitness for patients. In this sense, therapies for exposure to virtual reality are promising and have been shown to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    Educação, artes e os saberes ancestrais no combate ao racismo.Ana Carla de Moraes da Silva & Beatriz Araújo da Silva - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1938-1963.
    O texto traz uma discussão sobre Educação, Artes e Saberes Ancestrais como aportes importantes para o combate ao racismo. Utilizamos teorias estruturadas no Movimento Negro, de Mulheres Negras no viés Cultural, Político, Estético, Religioso e nos pilares dos Saberes Ancestrais africanos em diásporas. Partimos da reflexão das interações socioculturais e escolares mediante uma práxis dialógica entre Educação, Arte e Saberes Ancestrais, discorrendo sobre o corpo do negro como discurso no mundo e a afetividade como uma tecnologia humana no processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    A impertinência de uma ética sartriana.Marcelo da Silva Norberto - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34152.
    O artigo analisa os pressupostos para a questão da existência de uma ética em Jean-Paul Sartre. Para tanto, discute a relação da forma ensaística com o pensamento de Sartre, especialmente em L’être et le néante se debate a pertinência da noção de autenticidade, questionando-a a partir da crítica da noção de origem. A partir desses dois temas, a pergunta sobre uma ética sartriana é posta sob duas dimensões irredutíveis: impossibilidade de se efetivar enquanto tal e, ao mesmo tempo, exigência da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    A Ética da Informação Nos Programas de Pós-Graduação Em Ciência da Informação No Brasil: Uma Análise.Vinícius Cerva de Moraes & Jackson da Silva Medeiros - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):27-43.
    Objetiva verificar como está caracterizada a Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil por meio dos projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas citados que possam estar abordando a área. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    Entre “Antiguidade Tardia” e “Alta Idade Média”.Marcelo C. Da Silva - 2008 - Diálogos (Maringa) 12 (2-3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Entre “Antiguidade Tardia” e “Alta Idade Média”.Marcelo C. Da Silva - 2008 - Dialogos 12 (2e3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana.Marcelo Donizete da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):36-64.
    Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Toler'ncia, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas.Bárbara Batalha Silva & Marcelo Campos Galuppo - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo analisa a concepção de esfera pública segundo o paradigma procedimental, associando-a à ideia de tolerância recíproca em Habermas, com intuito de compreender como os sujeitos podem se expressar e participar da construção dos sentidos do mundo. Também explora a arquitetura comunicativa da esfera pública sob o foco da práxis argumentativa, analisando os pressupostos pragmáticos que a rege. Ao interpretar essa dinâmica em consonância com a ideia de tolerância, Habermas entende que a liberdade de expressão na esfera pública é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  34
    A Inserção da Bananicultura em São Bento do Sapucaí: Práticas Saudáveis e Saberes Gastronômicos na Serra da Mantiqueira.Marília De Moraes Silva, Larissa Ramos Botossi, Augusto Gardezani Baesso, Júlia De Carvalho Freitas, Thiago Rosa Zanelatto, Roseli De Sousa Neto & Paula De Oliveira Feliciano - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):108.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: um debate teórico e empírico sobre modernidade.Graziella Moraes Dias da Silva - 2002 - Enfoques 1 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Criminalidade organizada E justiça penal negociada: Delação premiada.Luiz Flávio Gomes & Marcelo Rodrigues da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    CRIMINALIDADE ORGANIZADA E JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA: DELAÇÃO PREMIADA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Políticas do lugar.Dirce Eleonora Nigro Solis & Marcelo Moraes - 2016 - In Querências de Derrida, moradas da arquitetura e filosofia: arquitetura e filosofia da desconstrução. Porto Alegre: UFRGS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A dupla hélice do DNA: história revisitada à luz da epistemologia kuhniana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.11.Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira & Christianne de Lima Borges Moraes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):598-616.
    O estudo dos fatos e episódios científicos é importante no sentido de possibilitar a compreensão do desenvolvimento das Ciências em contextos tanto do ensino, em diversos níveis, quanto da pesquisa. No entanto, a leitura dessa construção histórica precisa considerar visões de Ciência que superem as perspectivas lineares e neutras sobre a construção do processo de produção científica. Sob tal perspectiva, propõe-se nesse artigo uma releitura do movimento de elaboração do modelo da dupla hélice do DNA a partir do aporte epistemológico (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Futebol, capitalismo e pós-modernidade: de consumo da arte a arte do consumo.Marcelo Silva dos Santos & Graziany Penna Dias - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 281.
    O presente trabalho teve por intenção discutir as mudanças nos planos econômicos, político - via acumulação flexível - e culturais - via discurso pós-moderno, que trazem mudanças para a manifestação cultural do futebol. À luz do materialismo histórico e dialético foi possível compreender que o fenômeno futebol tem passado por um processo de mercadorização cujo grande interesse, no campo do espetáculo, não é proporcionar para os espectadores um futebol arte, como já existiu, mas sim, movimentar uma indústria esportiva bilionária.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  51
    José Barbosa de Sá's idea of nature, with special reference to plants.Rafael Dias da Silva Campos & Christian Fausto Moraes Dos Santos - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):519-545.
    RESUMOEste artigo visa discutir elementos filosóficos presentes na obra de José Barbosa de Sá. Buscamos analisar o sistema de classificação botânica do autor, observando a relação com a construção de analogias e similitudes, avaliando em que medida tais ideias se coadunavam com concepções religiosas. Procuramos ainda discutir o conhecido debate sobre a reprodução vegetal no século XVIII, analisando concepções não acadêmicas. ABSTRACTThis article aims to discuss philosophical elements of the work of José Barbosa de Sá. We seek to analyze the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Semiótica das Afecções: uma abordagem epistemológica.Conter Marcelo Bergamin, Telles Marcio & da Silva Alexandre Rocha - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):36-48.
    O presente texto propõe uma leitura de diversas teorias do afeto pelo viés da semiótica. Partindo do preceito de que é impossível não afetar ou não ser afetado, estabelece alguns parâmetros para definir o que é afeto para dar conta das dimensões epistemo e ontológica da semiose. Com base em Espinosa, Deleuze e Guattari, ensaia dizer que há, para além de uma capacidade significante, também uma qualidade “sensacional” da semiose, aproximando a processualidade deste fenômeno às cadeias afetivas que devém de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  97
    Differential vulnerability of substantia nigra and corpus striatum to oxidative insult induced by reduced dietary levels of essential fatty acids.Henriqueta D. Cardoso, Priscila P. Passos, Claudia J. Lagranha, Anete C. Ferraz, Eraldo F. Santos Júnior, Rafael S. Oliveira, Pablo E. L. Oliveira, Rita de C. F. Santos, David F. Santana, Juliana M. C. Borba, Ana P. Rocha-de-Melo, Rubem C. A. Guedes, Daniela M. A. F. Navarro, Geanne K. N. Santos, Roseane Borner, Cristovam W. Picanço-Diniz, Eduardo I. Beltrão, Janilson F. Silva, Marcelo C. A. Rodrigues & Belmira L. S. Andrade da Costa - 2012 - Frontiers in Human Neuroscience 6.
  22.  5
    A perspectiva do método hermenêutico na interpretação do direito sobre liberdade religiosa e o princípio constitucional da dignidade humana.Gleyds Silva Domingues & Reginaldo Pereira de Moraes - forthcoming - Horizonte:74-74.
    The proposal of the article has as a goal analyse the influence of the hermeneutic method in the interpretation of the constitucional text about religious freedom and the principle of human dignity, as well as human rights. It's put into question: how the hermeneutic method can contribute in the interpretation of religious freedom right in front of the violations edured, even it being precept in the brazilian Constitution? To address this goal it's necessary to resort to the theoretical contributions specific (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  68
    A entrevista motivacional em grupos de obesas no tratamento da compulsão alimentar periódica.Margareth Silva de Oliveira & Cibele Fernandes de Moraes - 2011 - Revista Aletheia 35:154-167.
    O objetivo deste artigo foi realizar um estudo pré-experimental com a Entrevista Motivacional em grupo para o tratamento da Compulsão Alimentar Periódica. A amostra foi constituída de 30 mulheres, com idade média de 34,73 anos e IMC médio de 37,30 kg/m². Durante seis encontros, 14 mulheres obesas co..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Relações entre Espiritismo e loucura na Europa: médicos e Allan Kardec em debate.Angélica Aparecida Silva de Almeida & Marcelo Gulão Pimentel - forthcoming - Horizonte:1096.
    Em meados do século XIX, a moderna Psiquiatria e o Espiritismo estavam se formando e divergiam sobre a etiologia espiritual das doenças mentais e sobre se práticas mediúnicas seriam uma grande causa de alienação mental (“Loucura espírita”). Este artigo investiga os argumentos de médicos europeus e as reações de Allan Kardec sobre esses dois temas. Como fontes primárias, analisamos publicações médicas europeias (de 1858 a 1936), escritos de Kardec e realizamos um estudo de caso sobre os “Possessos de Morzine”. Os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    O caminho: grupo de humanização.Sémares Genuino Vieira, Marcelo Silva Cavalcanti, Maria Gabriela Amorim da Silva & Geizy Alves dos Santos Cruz (eds.) - 2012 - Recife: Editora Universitária UFPE.
    Esta obra é um espelho prático de humanização dos serviços de saúde, este visto como processo Fala, essencialmente, de como alguns decidiram dedicar parte de seu tempo a outras pessoas, apresentando um projeto de extensão que contou com a participação de mais de mil pessoas Este Projeto, chamado O Caminho, conseguiu ultrapassar as paredes, escadas e corredores de um hospital universitário, tornando possíveis reuniões descontraídas e amorosas, cuidados singelos para pacientes realmente doentes, mas que mostrou operar uma mudança real na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.Câmpus de Rio Claro, Maria Rita Caetano Chang, Conselho do Programa, Marcelo de Carvalho Borba, Miriam Godoy Penteado, Claudemir Murari, Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki, Heloísa da Silva Representante Discente, Antonio Vicente Marafioti Garnica & Rosa Lucia Sverzut Baroni - 1913 - Tópicos 18 (19).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  68
    Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes.Monalisa de Cássia Fogaça, Eliana Isabel de Moraes Hamasaki, Cibele Aparecida Pejan Barbieri, Jonas Borsetti, Rosana Zimbardi Martins, Izabela Galindo Silva & Leidiana Peixoto Ribeiro - 2012 - Revista Aletheia 38:124-131.
    Durante a formação, estudantes são constantemente expostos a estressores que, se persistentes, podem ocasionar a Síndrome de Burnout (SB). Considerando a importância dessa demanda, este estudo teve como objetivo identificar diferenças nas dimensões da SB em relação ao ano e turno em estudantes de Ps..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Empresas, Ditadura Civil Militar Brasileira e Centros de Memória e Documentação Corporativos: Um Estudo Exploratório.Alessandra de Sá Mello da Costa, Marcelo Almeida de Carvalho Silva & Carlos Arthur Vieira Monteiro - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):122-144.
    De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob um regime de governo ditatorial que de acordo com a historiografia mais recente foi sustentado, em grande parte, pela própria sociedade civil (MELO, 2012; COMISSÃO, 2014). Mais recentemente, a partir dos anos 1980, cresce o movimento de criação de espaços de memória corporativos com o objetivo de tornar pública a trajetória histórica das empresas (COSTA; SARAIVA, 2011). Dentre estes espaços, adquire relevância os Centros de Memória e documentação como lugares de armazenamento e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  23
    On automorphisms of arbitrary mathematical systems.José Sebastião E. Silva & A. J. Franco de Oliveira - 1985 - History and Philosophy of Logic 6 (1):91-116.
    Translator's summary The translated paper is an extract, published in 1945, of an unpublished thesis, of both historical and technical import, dealing with notions of definability and their relation to invariance under automorphisms. The author develops a metamathematical Galois theory, and discusses and anticipates some aspects of higher-order model theory in an informal but conceptually rich manner.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  30.  16
    What’s voluntary in stance voluntarism?Bruno Malavolta E. Silva - 2021 - Manuscrito 44 (2):52-88.
    Stance voluntarism highlights the role of the will in epistemic agency, claiming that agents can control the epistemic stances they assume in forming beliefs. It claims that radical belief changes are not compelled by the evidence; they are rationally permitted choices about which epistemic stances to adopt. However, terms like “will”, “choice”, and “stance” play a crucial role while being left as vague notions. This paper investigates what kind of control rational agents can have over epistemic stances. I argue that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  39
    Dialética e experiência.Franklin Leopoldo E. Silva - 2005 - Doispontos 2 (2).
    É bem conhecida a oposição estabelecida por Kant entre experiência possível e dialética, na medida em que esta última é caracterizada como a “lógica da ilusão”. Ao mesmo tempo, o modo de pensar metafísico, que ocorre dialeticamente, em sentido kantiano, é uma tendência inevitável da razão, expressa na exigência formal de completude das categorias. Como o pensar, enquanto exercício livre da razão, é em si mesmo mais amplo do que a atividade de conhecer, própria do entendimento, o pensar contém o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Franklin," Palavra do Professor.E. Silva Leopoldo - forthcoming - Humanitas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Disciplinary power on daily practices of nurses and physicians in the hospital.Tauana W. Mattar E. Silva, Donna McLean & Isabela C. Velloso - 2022 - Nursing Inquiry 29 (2):e12455.
    To understand power relations, it is important to consider that power is an attribute, and whoever has it at a given moment is in the condition of dominant and whoever is under its exercise is dominated. Moreover, we must consider that these positions are interchangeable, changing when relations of force change. Power relations represent the pursuit of supremacy through knowledge, with struggles for better positioning in the social structure. In this study, we analyze the effects of disciplinary power on daily (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    De “dança de negros” a patrimônio cultural: notas sobre a trajetória histórica do jongo do sudeste brasileiro.Silvia Cristina Martins de Souza E. Silva - 2012 - Dialogos 16 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    El arte de comunicar en Karol Wojtyla.Joao Roberto Costa E. Silva - 2001 - Anuario Filosófico 34 (3):759-767.
    Cicero and Wojtyla see the art of oratory as an integral part of the growth of mankind. Cicero considers communication as a fountain of noble action. At the same time, Wojtyla considers the word in its spiritual sense, elevating all human beings towards beauty. Both authors teach us that those who communicate with moral dignity and creativity construct a humanized culture.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    O pluralismo e a nova ordem mundial: Para uma ressignificação do político a partir de Mouffe.Rita de Cassia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):220.
    O presente trabalho examina uma perspectiva hermenêutica do político presente no pensamento de Chantal Mouffe, cujo empreendimento se dá com o seu postulado em torno do que denomina por democracia radical e plural e da resultante desse postulado dentro de uma ordem cosmopolita da política e o reflexo do empreendimento dos direitos nesse sentido. A chave de leitura que orienta esta perspectiva advém da concepção do político realizada pela autora, em que o antagonismo é nuclear na formação da identidade plural (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    Subdeterminação, Realismo e Objetividade Científica.Bruno Malavolta E. Silva - 2021 - Cognitio 22 (1):e55778.
    O argumento da subdeterminação constitui um dos principais argumentos contra o realismo científico. Analiso diversas versões do argumento, e defendo que ele se torna mais plausível quando entendido como um argumento indireto contra o realismo. Tal proposta requer distinguir entre três maneiras principais de formular o argumento da subdeterminação. Na formulação tradicional, o argumento baseia-se na formulação de teorias rivais que sejam empiricamente adequadas à evidência disponível. Na formulação kuhniana, o argumento baseia-se na inexistência de um algoritmo neutro de normas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História.Vitoria Rodrigues E. Silva - 2004 - História 23 (1-2):69-83.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    Bioética: Que Fundamentos?. Um Excurso sobre o Principio de Beneficència.Paula Oliveira E. Silva - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):89-104.
    A era pós moderna revela algumas sintomas de uma razão enferma, sendo os pnncipais a fragmentação dos modelos racionais e a restrição do horizonte epistémico deles. A recusa a assumir referentes universais sobre os quais edificar validamente um sistema racional leva consigo a derrocada de todo o princípio de validação, teórico ou prático. Tal facto compromete decisivamente qualquer ensaio de fundamentação em bioética. A ausência de uma concepção substantiva de bens e de fins manifesta-se na diversidade de sentidos dados ao (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Guerra Psicológica.Antonio Carlos Pacheco E. Silva - forthcoming - Convivium: revista de filosofía.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Part III-Extended Abstracts for Posters and Demos-Data, Information, and Knowledge Management-Continuous Authentication by Keystroke Dynamics Using Committee Machines.Sergio Roberto de Litna-E.-Silva Filho & Mauro Roisenberg - 2006 - In O. Stock & M. Schaerf (eds.), Lecture Notes in Computer Science. Springer Verlag. pp. 686-687.
  42.  11
    análise, a paritr de Habermas, dos pressupostos recursais no direito processual civil.Candido Francisco Duarte dos Santos E. Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:111-126.
    O presente artigo tem como escopo refletir a partir de um prisma interdisciplinar a respeito dos pressupostos ou requisitos de admissibilidade recursal, bem como sobre os importantes princípios atinentes aos recursos, no Direito Processual Civil, em especial quanto à dialeticidade em sede de Apelação. Para tanto, a partir do pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas, em especial no que diz respeito ao Agir Comunicativo, em diálogo com os autores do Direito: Alexandre Freitas Câmara e Humberto Theodoro Júnior, buscar-se-á discutir acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  37
    Saberes e fazeres da gastronomia: diferentes abordagens sobre comida, alimentação.Roberto Do Nascimento E. Silva & Monica Elisa Dias Pons - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):1.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    A Polêmica Paulo Freire e Ivan Illich.Gildemarks Costa E. Silva - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:102-120.
    O objetivo deste texto é explorar aproximações e divergências no pensamento de Paulo Freire e Ivan Illich na forma como eles vêem a relação entre educação e transformação social. Acredita-se que a retomada da polêmica Freire e Illich sobre o problema educação e transformação social pode contribuir para melhor compreender e esclarecer a verdadeira natureza desse problema, já clássico na história da educação moderna.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Realismo Científico e Incomensurabilidade Metodológica: Autonomia Epistêmica Como Parte da Racionalidade Científica.Bruno Malavolta E. Silva - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):99-124.
    ResumoO argumento do milagre afirma que o realismo científico é a melhor explicação para o sucesso da ciência:teorias científicas são bem-sucedidas porque são verdadeiras, e cientistas são bem-sucedidos em encontrarteorias verdadeiras porque se baseiam em normas metodológicas confiáveis. A tese da incomensurabilidademetodológica afirma que teorias científicas não são escolhidas através de um algoritmo neutro de normas epistêmicas. Isso revela uma lacuna na explicação realista: normas epistêmicas confiáveis não são suficientes para conduzir a escolhas de teorias verdadeiras, pois tais escolhas também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    O Transconstitucionalismo Como Método Propulsor da Concreção Dos Direitos Coletivos Na Sociedade Multicêntrica.Elis Betete Serrano & Juvêncio Borges Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):39.
    O presente trabalho objetiva explorar o método proposto pelo Professor Marcelo Neves, o transconstitucionalismo, focando na sua relação com os direitos coletivos na sociedade multicêntrica. O método tem crescente importância devido à falta de maneiras para resolução de atribulações entre ordens jurídicas conflitantes, buscando assim arquitetar o modo de relação entre essas ao invocar um diálogo e um consequente entrelaçamento de sapiências ao desenvolver meios de aprendizado recíproco. O autor evidencia a importância da consideração de direitos fundamentais, em especial (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    L’écoute clinique de la parentalité : un espace pour symboliser la dyade parent-enfant.Mariana de Sousa E. Silva, Katia Tarouquela Brasil, Éliana Rigotto Lazzarini & Tanize Viçosa Cardoso - 2023 - Dialogue: Families & Couples 241 (3):21-35.
    La parentalité impose au sujet un travail psychique intense qui s’appuie sur des aspects narcissiques, archaïques, sur l’histoire de la filiation et de la transmission psychique. La parentalité est, avant tout, liée à un processus qui comporte des risques psychiques particuliers face aux événements de vie. Identifier ces enjeux dans la relation parent-enfant et comprendre ce qui est sollicité pour le sujet face à des événements nécessite de remodeler les alliances et de trouver un nouvel équilibre psychique. Dans le cadre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    principiologia da Lei 9099/95 a partir de uma interpretação baseada nos pensamentos de Jürgen Habermas e Robert Alexy.Cândido Francisco Duarte dos Santos E. Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:31-45.
    O estudo em questão tem por objetivo analisar a Lei 9099/95, que instituiu os Juizados Especiais Cíveis na Justiça Estadual, no que diz respeito aos seus limites e potencialidades discutidos a partir da principiologia proposta pela citada Lei em um viés jurídico-filosófico. Observar-se-á para tanto a Teoria do Discurso enquanto arcabouço procedimental capaz de potencializar a observância na prática de uma justiça mais célere, simples, informal, econômica e baseada na oralidade. Para tanto aplicar-se-á a interpretação do pensamento de Jürgen Habermas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Crença, mística e saber oculto.Franklin Leopoldo E. Silva - 2010 - In Adauto Novaes (ed.), Mutações: a invenção das crenças. São Paulo, SP: Edições SESC SP.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    O Voluntarismo de Van Fraassen.Bruno Malavolta E. Silva - 2023 - Princípios 30 (63).
    Em The Empirical Stance, van Fraassen propõe o voluntarismo de posturas epistêmicas: é racional tudo o que é racionalmente permitido, e apenas a incoerência é racionalmente proibida. O voluntarismo de posturas é uma concepção permissiva de racionalidade, que permite a um agente escolher qual postura epistêmica adotar, onde uma postura epistêmica é entendida como um feixe de atitudes avaliativas (e.g. admirar, priorizar) acerca de como formar conhecimento. A vantagem proclamada pelo voluntarismo é a sua capacidade para explicar a racionalidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 993